quarta-feira, 28 de março de 2012

Jesus Teve Irmãos?

Segundo a Bíblia sagrada Maria e José tiverem pelo menos seis filhos.

“E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam: De onde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas? Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto?” (Mateus 13:54-56). Marcos 6:2-3 diz o mesmo.

A igreja Católica diz que, segundo a língua original em que foi escrito o novo testamento (grego) não existe uma identificação para irmãos, parentes ou primos, podendo o escritor estar se referindo a primos ou parentes de Jesus.

Observação: a bíblia, ou a língua original em que foi escrito o novo testamento (grego) deixa bem claro que Isabel era prima de Maria, assim como João Batista de Jesus, definindo claramente quem era primo e quem era irmão.

Observe: “adelphos”, significa do mesmo ventre, isto é, pessoas nascidas da mesma mãe. Palavra usada para descrever os irmãos de Jesus, em Mateus 12:46; João 2:12; João 7:3; e Atos 1:14.

Adelphos é também usada para falar de Tiago, o irmão do Senhor, em Gálatas 1:19, ainda é usada quando fala dos irmãos Pedro e André (Mateus 4:18) e dos irmãos Tiago e João (Mateus 4:21). “Adelphe” (feminino de Adelpho) é usado para falar das irmãs de Jesus (Mateus 13:56).

A língua grega tem outra palavra para significar parentes que não vêm do mesmo ventre. Essa palavra é “anepsiós”.

Quando se trata de primos a palavra usada no grego é suggenes, é o caso de Isabel, a prima de Maria (Lucas 1:36). Suggenes significa “parente consangüíneo”.

Presbítero Paulo Cézar de Lima

AD Londrina PR


Nenhum comentário:

Postar um comentário